Imagine como seria o  desempenho de um jogador de futebol que é colocado para jogar em um time em que  não conhece os colegas, não conhece o treinador e com quem nunca treinou.
									É a mesma situação  vivida quando colocamos um novo colaborador para exercer tarefas sem antes  integra-lo e socializa-lo à organização que o está contratando.
									 Integrar e avaliar o  desempenho dos novos contratados tem como principal objetivo o de consolidar o  processo anterior de recrutamento e seleção, buscando sempre a retenção de  pessoas e minimização dos custos relacionados à captação destas.
									 Integrar os novos  colaboradores consiste em uma atividade muito mais ampla do que reuni-los em  uma sala e repassar informações de rotina.A integração e a socialização  acontecem em um ambiente preparado para receber novos integrantes no time. Pessoas  integradas e socializadas com o meioterão maiores chances de desempenhar bem  seus propósitos.
									A Capital Verde presta consultoria para que o  processo de integração e socialização de novos colaboradores seja planejado  para acontecer de forma inovadora, agregadora e entusiasmada. Entendemos que é  bom quando se começa com o “pé direito”!
									 A integração assim  como a abordagem da mesma deve acontecer de forma coerente e pertinente aos  cargos que estão sendo lotados, bem como, deve entre outros fatores promover ao  novo contratado:
									 - sentimento de  segurança e de pertencimento ao grupo (conhecer as regras básicas, ambiente  físico, líderes imediatos, etc,faz com que o novo contratado se sinta mais  tranquilo e inserido no ambiente);
										- alinhamento dos  interesses da organização com os interesses individuais;
										- identificação do  sentido que o trabalho pode ter em sua vida;
										- desenvolvimento  inicial de competências relacionadas a cultura organizacional; 
										- capacidade de  realizar suas atividades de forma segura e focada no desempenho almejado.
									 Durante os primeiros  meses (período de experiência) é de extrema importância que os novos  contratados tenham seus desempenho monitorado e que também tenham suas  dificuldades conhecidas.  Esse  acompanhamento possibilita que as melhorias ou interferênciasnecessárias sejam  feitas à tempo, obtendo um melhor desempenho ou mesmo quando for o caso,  possibilitando a rescisão de contrato ainda em seu período de experiência. 
									É importante  salientar que o processo de avaliação de desempenho sempre considera as  percepções dos contratados e da contratante, de forma que geram muitas  oportunidades de melhorianos diversos subsistemas organizacionais.